No contexto da administração pública, especialmente na área da saúde, diversos instrumentos jurídicos são utilizados para formalizar parcerias entre o Estado e entidades privadas ou sem fins lucrativos. Cada tipo de contrato possui características próprias que orientam sua finalidade, forma de execução e controle. Abaixo estão os principais:
Convênio: instrumento utilizado para formalizar parcerias entre entes públicos ou entre entes públicos e entidades privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de alcançar um interesse comum e sem transferência direta de responsabilidade pela execução do serviço.
Termo de Fomento: voltado ao apoio a iniciativas de interesse público desenvolvidas por organizações da sociedade civil, especialmente quando essas propostas partem das próprias entidades e visam ampliar ações já existentes, com repasse de recursos públicos.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não mantém nenhum vínculo por meio de termo de fomento com entidades externas.
Termo de Colaboração: semelhante ao termo de fomento, mas utilizado quando a iniciativa parte do poder público. É uma forma de viabilizar parcerias com organizações da sociedade civil para execução de atividades de interesse coletivo.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não mantém nenhum vínculo por meio de termo de colaboração com entidades externas.
Contrato de Gestão: empregado principalmente nas relações entre o poder público e Organizações Sociais (OS), visando a gestão e execução de serviços públicos com maior autonomia administrativa e metas previamente definidas.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não mantém nenhum vínculo por meio de contrato de gestão com entidades externas.
Seg - Sex, 08h00 às 18h00
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES